quinta-feira, 15 de julho de 2010

Anorexia

Hoje, enquanto navegava pela internet, deparei-me com um blog de uma rapariga americana. Ela falava do seu peso, da maneira como se odiava por ter o peso que tinha, que era só banhas, que andava a comer demasiadas calorias. Em cada post aparecia o número de calorias que comia por dia. A rapariga estava mesmo angustiada, odiava-se a ela própria com uma força que eu nunca vi, não queria sair a rua porque “supostamente” toda a gente a gozava, e se ria dela e todos os olhares se dirigiam para ela por ser tão gorda.

No perfil dela apareciam mais links para outros blogs do género, alguns até a favor da anorexia. Nestes, as raparigas, com pensamentos iguais a primeira, apoiavam fervorosamente a anorexia, sentiam-se confiantes e poderosas em serem anoréxicas. E isto pôs-me a pensar. Como é possível alguém, que come tão pouco e tão mal, que anda sempre sem energia e com tonturas por causa da fome, que não recebe os nutrientes e proteínas necessárias para as actividades mais básicas, sentir-se psicologicamente melhor do que alguém que faz refeições saudáveis???

Também eu sou uma rapariga, fora dos padrões que a sociedade considera normais, e nunca pensei sequer em ter, ou tentar ter, estes tipos de comportamento. Apesar de as minhas auto confiança e auto estima andarem, a maior parte dos dias, pelas ruas da amargura, nunca deixei que a sociedade me afectasse desta maneira. Não consigo compreender como estas raparigas são capazes de se odiar de tal maneira que não conseguem sair a rua. Está bem que eu sou um pouco fria e não dou muito valor aos sentimentos, mas mesmo assim como é possível???? Como é possível que, ao olharem para o espelho, consigam ter uma visão tão deturpada da realidade??? Enfim, não me cabe na cabeça.

Mas indo mais ao fundo. De quem é a culpa?? Serão os genes?? Serão as publicidades das marcas??? Serão as lojas de roupa para jovens, que só têm tamanhos 36 e XS tamanhos extra pequenos?? Serão os homens (com h pequeno) que só olham (e comentam e apreciam), as gajas que parecem palitos????

Enfim, este tema provavelmente não vos interessa para nada, estão-se a cagar desde que continue a haver gajas palitosas que possam comentar, mas, já que nunca fiz aqui uma reflexão, achei este um bom tema.

Fiquem bem,

Ana

13 comentários:

  1. Assuntos sérios no semi-vida?! nao, nao pode ser.

    Marmelo, mete porno!

    ResponderEliminar
  2. txi realmente, falar de assuntos com esta importância aqui no semi-vida não é nada normal....nem parece o nosso blog.. mas já que falas nisso Ana, axo que tens mt razão em discordar completamente com isto, e axo que como tu, todos nós partilhamos da mesma opiniao...
    e olha que não tens muita razao ao dizer que o tema não nos interessa... podemos não o demonstrar, mas secalhar até nos preocupamos com essas coisas... as gajas não se querem palitosas, um gajo quer é carne pra puder agarrar...hehehehe :P

    ResponderEliminar
  3. Sim, realmente à mente comum esse comportamento é bastante estranho, mas se virmos bem, provavelmente sofrem do mesmo problema da primeira anorética.

    Enquanto que esta fechava-se em casa por receio de ser gozada, as outras, incapazes de lidar com a realidade, adoptaram uma atitude de superioridade exactamente pelo mesmo receio. Uma coisa do genero, "Que direito tens tu para gozar comigo? Este é o estilo de vida correcto para se viver. Eu é que sei e tenho orgulho nisso.".

    Aqui assistimos a uma coisa que ambas tem em comum, o ódio por si mesmas mas encarado de maneiras diferentes. Não deixa de ser o mesmo problema psicológico.

    São coisas que vão acontecendo ao longo da vida, preconceitos que vão crescendo e tornando-se traumas que por fim acabam por criar ilusões e realidades que não existem.

    Já agora, bom post.

    ResponderEliminar
  4. pah se ha coisas que detesto sao gajas palitosas como tu dizes xD

    para mim o conceito de "gaja boa" tem tudo menos a ver com isso mas acho bem que fales sobre isso porque isso e um assunto serio

    eu acho que isso acontece nao por aquilo que os homens dizem, porque mais crueis que os homens sao as raparigas adolescentes. quando essas raparigas querem entrar no grupo das gajas fixes tem de ser anoreticas senao sao excluidas

    ResponderEliminar
  5. Percebo e até concordo, MAS estamos a falar de AMERICANOS...

    ..não é preciso dizer muito mais

    ResponderEliminar
  6. nao precisam de ser anoreticas .. é preciso ter algo para agarrar como diz ali o cabalo do jarbas .. mas tu oh ana ABUSAS ! LOOOOOOOOOOOL

    ResponderEliminar
  7. Em primeiro lugar excelente post, prefiro mil vezes que postem palavras em vez de imagens e vídeos. Quanto a este assunto o que acontece é que actualmente existe um pressão enorme da parte da comunicação social e da sociedade para a beleza, um excelente exemplo disso é o 'salve-se quem puder' da SIC em que o Marco Horácio apresenta e a Diana Chaves sem qualidades nenhumas de apresentação apenas está lá porque é boa...

    Espero que continues a escrever, o super blog awards é o objectivo

    ResponderEliminar
  8. Já agora aqui fica o blog da primeira moça: http://oh-it-kills.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. não te conheço, mas identifico-me com tudo o que disseste no post e digo-te: independentemente dos quilos que tenhas ou não a mais, és linda ;)

    ResponderEliminar
  10. O.o hummm, não sei quem és também, mas obrigada na mesma

    O.o

    ResponderEliminar
  11. http://ainanas.com/must-see/fotografia/tara-lynn-gordinha-mas-muito-sexy/

    ResponderEliminar
  12. So' as pessoas que vivem realmente esta doença é que entendem o quanto e' doloroso olhar á nossa volta e nos sentir-mos mal com aquilo que somos. Comprar uma revista e ver modelos lindas e magras. Ligar a tv e ver a mesma coisa. E quando nos olha-mos ao espelho sentir-mos odio por aquilo que somos e por nao conseguir-mos ser aquilo que deseja-mos.

    ResponderEliminar